Nos últimos tempos, com certeza você já deve ter ouvido a expressão: “Me manda o PIX”, mas afinal o que seria isso?
O PIX revolucionou o mercado de transferências brasileiro, sendo um método fácil, rápido e simples, que não existe outro igual para realizar pagamentos.
Desse modo, é uma função prática para pagar, presente na grande maioria dos bancos, ou seja, nunca foi tão fácil pagar utilizando seu smartphone!
Em suma, neste guia vamos desvendar o mistério por trás dessa função, o que ele é, e os cuidados a serem tomados ao usá-lo. Leia abaixo para saber tudo sobre esta função.
O que é o PIX?
O PIX, é uma grande novidade brasileira, criada pelo banco central, com a promessa de revolucionar o mercado de transações.
Portanto, o seu objetivo foi: permitir transições rápidas entre pessoas ou empresas, de forma que funcione 24 horas por dia, todos os dias.
E dessa forma, realmente revolucionou, hoje em dia você pode sair de casa sem preocupação de levar cartões ou dinheiro, somente tendo sua conta no banco você pode fazer o conhecido PIX.
Porém, é claro, nem todo estabelecimento, ou comércio que esteja vendendo terá como opção pagamento essa função, mas o PIX vem ganhando cada vez mais popularidade.
Acabou se destacando muito pela transação acontecer em tempo real, diferente de transferências bancárias, ou da geração de boletos.
Desse modo foi um sucesso, hoje em dia já está quase tão usual quanto pagar com cédulas ou cartões de crédito e débito.
Então, se você ainda não utiliza o PIX, não perca tempo! Veja logo abaixo tudo o que você precisa para começar a utilizá-lo.
O que preciso fazer para conseguir usar a função PIX?
O PIX, é uma função disponível para bancos tradicionais, como Itaú e Caixa, e bancos virtuais como Nu Bank e Banco Inter.
Porém, também é possível utilizar por meio de outras instituições financeiras participantes do sistema, como MercadoPago e PicPay.
Contudo, o método mais clássico e fácil de se utilizar, é criando uma conta em um aplicativo do banco em que preferir, e nele terá como uma ferramenta extra.
Para se cadastrar você vai necessariamente precisar de uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) para movimentar o dinheiro.
Assim também, em alguns bancos, para permitir acesso do seu celular a sua conta será necessário ir a uma agência física realizar o desbloqueio no caixa eletrônico.
Por fim, tendo tudo isso em mente, agora, sim, podemos ver o passo a passo de como mandar ou receber
Agora sim, como mandar um PIX utilizando o celular:
Escolha seu App de Banco:
Primeiramente certifique-se de que o seu banco já é compatível com a ferramenta. A grande maioria das instituições financeiras já aderiu a essa ferramenta.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o seu banco ou plataforma para obter mais informações.
Acesse o Aplicativo:
Sendo assim, como dito antes, você vai precisar ter uma conta em alguma instituição financeira. Abra o aplicativo do seu banco no celular e faça o login na sua conta.
Localize a Opção PIX:
Normalmente, a opção PIX está bem visível no menu principal do aplicativo. Procure por ícones como “PIX” ou “Transferir pelo PIX”.
(Geralmente junto com alguma ilustração.)
Escolha a Forma de Identificação:
Você pode enviar dinheiro utilizando a chave PIX do destinatário
O que é a chave PIX?
Independente da instituição, para fazer e realizar PIX, você terá que cadastrar uma chave, que pode ser email,cpf, número ou até mesmo uma chave aleatória.
Ela é uma forma de identificação exata, onde ao fazer a transação, você digita a chave do destinatário, e assim a conta é identificada para receber.
Também é possível utilizar os dados bancários para fazer a transação.
Dessa forma, você escolhe a forma de identificação.
Informe os Dados e o Valor:
Digite os dados necessários, como a chave PIX do destinatário ou os dados bancários, e também o valor exato que deseja enviar.
Confirme a Transação:
Antes de finalizar, revise todas as informações para garantir que estão corretas. Confirme a transação e pronto! O dinheiro será transferido instantaneamente.
Caso você ainda tenha dúvidas, pode conferir esse vídeo tutorial de um canal do YouTube que escolhemos para você abaixo:
Cuidados a serem tomados ao utilizar o PIX!
Por fim, agora que você já sabe como usar perfeitamente essa ferramenta de grande utilidade, é importante citar os cuidados que você deve tomar.
Por ser uma ferramenta muito prática, muitas pessoas se aproveitaram disso para aplicar os temidos golpes. Golpistas fingem ser algum conhecido e pedem transferências urgentes.
Então veja os principais cuidados para evitar esse tipo de situação.
- Confira os dados:
Sempre veja se os dados como nome do destinatário estão corretos.
- Suspeite de pedidos de PIX nas redes sociais.
É válido sempre conferir com o seu conhecido se é ele mesmo que está precisando.
- Atenção a Mensagens Suspeitas:
Fique atento a mensagem de phishing. O Banco Central e os bancos não solicitam informações confidenciais por e-mail, SMS ou telefone.
- Caso possível use uma chave PIX aleatória.
É sempre bom evitar fornecer suas informações pessoais como CPF ou email.
agora pronto, você já sabe tudo sobre como utilizar a incrível ferramenta PIX.
Você também pode gostar: